Empreendedorismo

Olá tudo Bem?

Hoje nosso artigo é sobre empreendedorismo um assunto que com certeza interessa a muita gente. Empreendedores não são pessoas de outro mundo, são deste mundo mesmo. São pessoas como você. Podem nascer com espirito empreendedor e também podem ser formados. São reconhecidos pela sua capacidade, Pelo seu sucesso e insucesso. São ativas. São influenciadas em parte pela genética, em parte pela formação familiar, pelas experiências profissionais e também pelo ambiente econômico. Espero que aproveite.

Boa Leitura!!!

Empreendedorismo

Empreendedor é o termo utilizado para qualificar ou especificar, principalmente, aquele individuo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar ás atividades de organização, administração e execução (principalmente na geração de riqueza), na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos (mercadorias ou serviços), gerando um novo método com o seu próprio conhecimento.

Ser empreendedor significa ser motivado pela automação, pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente.

Os empreendedores são heróis populares da moderna vida empresarial, a qual depende deles para progredir. Atualmente, empreendedores já não são vistos como provedores de mercadorias que não interessam e que são movidos unicamente por lucros em curto prazo. Ao contrario, são compreendidos como energizadores que assumem riscos necessários em uma economia em desenvolvimento e produtiva. São eles que geram empregos, que introduzem novidades e incitam o crescimento econômico.

Os empreendedores são os agentes do processo criativo que impulsionam e alavancam o mercado constantemente, criando novos produtos e serviços, sobrepondo aos antigos métodos outros mais eficientes e de menos custo.

Existem varias definições de empreendedorismo, mas todos os autores concordam que empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam á transformação de ideias em oportunidades. E a perfeita implementação dessas oportunidades leva á criação de negócios de sucesso. A ideia de espirito empreendedor está de fato associada a pessoas realizadoras, que mobilizam recursos e correm riscos para iniciar organizações de negócios. Embora existam empreendedores em todas as áreas da atividade humana, em seu sentido restrito, a palavra designa a pessoa que cria uma empresa.

Segundo Ragonezi (2004, p 14) empreendedorismo pode dizer pelo menos três coisas.

  • A capacidade individual de empreender – a capacidade de tomar a iniciativa, buscar soluções inovadoras e agir no sentido de encontrar a solução para problemas econômicos ou sociais, pessoais ou outros, por meio de empreendimentos.
  • O processo de iniciar e gerir empreendimentos – o conjunto de conceitos, métodos, instrumentos e práticas relacionadas com criação, implantação e gestão de novas empresas ou organizações.
  •  O movimento social de desenvolvimento do espirito empreendedor – é o movimento social para a criação de emprego e renda, que recebe o incentivo dos governos e institutos de diferentes tipos. A partir dessa compreensão, Silva (2002, p. 22) apresenta alguns conceitos divididos em duas categorias: aspectos individuais e aspectos sociais.

Conceitos que destacam o aspecto individual:

  • Empreendedorismo é um comportamento e não um traço da personalidade (DRUCKER, 2001 apud SILVA, 2002).
  • Tem uma conotação pratica, mas também implica atitudes e ideias.
  • Significa fazer coisas novas, ou desenvolver maneiras novas e diferentes de fazer as coisas ( INEMPRE-FEJAL, 2000 apud SILVA, 2002).
  • Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolver e realizar visões (FILION, 1991,apud SILVA,2002).
  • Empreendedor é alguém que possui a capacidade de sonhar e de transformar esses sonhos em realidade (NASCIMENO, 2000 apud SILVA, 2002)

Conceitos que destacam o aspecto social:

  • Um empreendedor, para ter sucesso, deve ter capacidade para julgar, perseverança e um conhecimento do mundo tanto quanto do negocio. Ele deve possuir a arte de superintendência e administração (SAY, 1982. Apud SILVA, 2002).
  • Empreendedores são pessoas que têm a habilidade de ver e avaliar oportunidades de negócios, prover recursos necessários para pô-las em vantagens, e iniciar ação apropriada para assegurar o sucesso ( MEREDITH e NELSON, 1982, apud SILVA, 2002).
  • Associa o empreendedor ao desenvolvimento econômico, á inovação e ao aproveitamento de oportunidades em negócios (SCHUMPETER,1934,apud SILVA, 2002).

Algumas características de um empreendedor de sucesso.

  1. INICIATIVA: O empreendedor não fica esperando que os outros venham resolver seus problemas. O empreendedor é uma pessoa que gosta de começar coisas novas, iniciá-las.
  2. AUTOCONFIANÇA: O empreendedor tem autoconfiança, isto é, acredita em si mesmo. Se não acreditasse, seria difícil para ele tomar iniciativa.
  3. DISPOSIÇÃO PARA ASSUMIR RISCOS: O empreendedor deve ter disposição para assumir riscos calculados.
  4. RESISTENCIA Á FRUSTAÇÃO: Este é um item de muita importância. O empreendedor deve pensar que há sempre um recomeço.
  5. DECISÃO E RESPONSABILIDADE: O empreendedor não fica esperando que os outros decidam por ele. O empreendedor toma decisões e aceita as responsabilidades que acarretam.
  6. ENERGIA: Quem tem seu negócio próprio dificilmente trabalhará apenas oito horas por dia. É preciso ter “pique” muita energia até o negócio poder caminhar satisfatoriamente.
  7. AUTOMOTIVAÇÃO E ENTUSIAMOS: Não necessita do “empurrão” de outra pessoa para se animar. Encontra forças em si mesmo diante dos desafios.
  8. CONTROLE: O empreendedor se vê capaz de influenciar o meio de tal modo que possa atingir seus objetivos.
  9. VOLTADOPARA EQUIPE: O empreendedor em geral não é somente um fazedor, no sentido obreiro da palavra. Ele cria equipe, delega, acredita nos outros.
  10. OTIMISMO: O empreendedor é otimista, o que não quer dizer sonhador ou iludido. Acredita nas possibilidades que o mundo oferece, acredita na possibilidade de solução dos problemas, acredita no potencial de desenvolvimento.
  11. PERSISTENCIA: Capacidade de manter-se firme e constante em seus propósitos, porém sem perder a objetividade e clareza frente às situações.
  12. CRIATIVIDADE: O empreendedor procura inovar sempre, não se acomoda com o que já existe e, para isso criatividade e ousadia são fundamentais.

 

Compartilhe!